Café e a prática de esportes

A cafeína ricamente presente no café do cotidiano age de diversas formas no organismo, mas cada vez mais fica evidente os inúmeros benefícios que ele pode proporcionar, inclusive quando se trata da prática de exercícios físicos.

Começar a manhã com uma xícara de café é para muitos a receita que garante um dia produtivo, entretanto atualmente esse hábito tem se estendido também para os praticantes de exercícios físicos. Os benefícios percebidos e já comprovados da cafeína para a prática esportiva acabaram por popularizar o cafezinho como parte importante componente do chamado “pré-treino”, que trata-se da ingesta realizada antes de iniciarem as atividades.

Além de promover efeito energético e melhorar a disposição, a cafeína age de diversas formas no organismo, melhorando o desempenho ao exercitar-se. Um recente estudo da Universidade de Granada (UGR), na Espanha, demonstrou não apenas como essa substância age no metabolismo corpóreo frente ao exercício físico, mas também em qual horário do dia seus efeitos são mais pronunciados.

Influência da cafeína no metabolismo energético

Em um estudo publicado no Journal of the International Society of Sports Nutrition em janeiro de 2021, realizado pelo Departamento de Fisiologia da UGR, pesquisadores demonstraram que a ingestão de cafeína antes da realização de exercícios aeróbicos moderados aumenta significativamente a taxa de queima de gordura.

O estudo foi realizado com homens ativos, de idade média de 32 anos e que não possuem o hábito de consumo diário elevado de cafeína. Os participantes da pesquisa receberam, antes da realização de exercícios, 3 mg/kg de cafeína anidra proveniente de grãos verdes de café, o que equivale em média a uma xícara de café forte. Foi demonstrado com isso que tal substância otimiza o processo de utilização de gordura, possibilitando um aumento na capacidade máxima de oxidação de lipídeos e, consequentemente, na intensidade máxima de esforço.

Tal fenômeno também pode contribuir para retardar o desenvolvimento da fadiga muscular devido ao fato do consumo de lipídios poupar glicogênio. O glicogênio é uma forma de armazenamento de um importante substrato para ressíntese de energia: a glicose. Armazenado nos músculos, em situação de maior demanda energética, como nos exercícios físicos, o glicogênio é metabolizado novamente em glicose, a qual é oxidada no processo de geração de energia. Há indícios de que a redução nesse estoque de armazenamento seja um componente importante na gênese da fadiga muscular; logo, ao metabolizar lipídeos no lugar de glicose o organismo protege a reserva de glicogênio, retardando assim o desenvolvimento da fadiga e seus efeitos indesejados.

Acentuação dos efeitos

Para além de demonstrar a influência da cafeína no metabolismo energético e de lipídeos, o referido estudo também demonstrou em que período do dia tal substância possui seus efeitos mais pronunciados.

Durante o período vespertino foi notado um significativo aumento na capacidade de oxidação de gordura frente ao esforço quando comparado com o mesmo experimento feito pela manhã. Isso se deve provavelmente devido às diferenças biológicas geradas pelo ciclo circadiano, no qual pela tarde a temperatura corporal está mais elevada, a concentração de catecolaminas plasmáticas em resposta ao exercício é maior e há um aumento na ativação neural e nas contrações musculares. A cafeína adentra esse cenário como um potencializador dessa tendência fisiológica gerada pelo organismo e contribui para uma maior oxidação de lipídeos no período.

Outros efeitos desejados

A cafeína é classificada como uma substância ergogênica e portanto possui o potencial de melhorar diversos aspectos em práticas esportivas. Somando-se aos seus efeitos referidos no dado estudo encontram-se aqueles clássicos, já há muito demonstrados.

Por ser um importante estimulante do sistema nervoso central, a cafeína tem seu efeito no organismo ligado ao aumento da vigília e melhora da disposição. Isso se deve graças a realização do bloqueio dos receptores de adenosina (os quais possuiriam efeito tranquilizante), aumento na liberação de adrenalina e influência na modulação de dopamina, proporcionando uma sensação de elevação do bem estar geral. Tudo isso contribui para uma prática esportiva mais proveitosa e prazerosa.

Tirando máximo proveito

Como apresentado anteriormente, foi demonstrado que a cafeína pode ter uma influência muito positiva para a prática esportiva, entretanto para aproveitar seus benefícios é necessário que seu consumo seja feito de forma adequada, pensando em sua biodisponibilidade no organismo no momento de realização das atividades físicas.

Devido a sua rápida absorção, poucos minutos após o consumo é possível notar seus efeitos. Em torno de 15 minutos seguintes à ingestão de cafeína já pode-se constatar elevados níveis na corrente sanguínea, os quais podem permanecer de 3 a 6 horas, agindo no metabolismo durante todo esse período. A concentração atinge seu pico em torno de 45 minutos a 1 hora pós consumo, portanto esse é o prazo ideal para consumir cafeína antes de praticar algum exercício, a fim de aproveitar ao máximo seus efeitos.

Tratando-se da dose, recomenda-se que seja de 3 a 6 mg/kg para que se possa perceber sua influência no resultado de atividades físicas, entretanto é sempre importante lembrar que os efeitos da cafeína podem ser diferentes de acordo com cada indivíduo, mesmo que uma mesma dose tenha sido ingerida. Portanto, é de extrema importância estar atento às respostas que cada organismo tem frente a administração de cafeína a fim de evitar seus possíveis efeitos negativos, como taquicardia, ansiedade, tremores e inquietação.

Cada vez mais o café se mostra um grande aliado da saúde, proporcionando diversos benefícios para aqueles que o consomem. Para garantir e explorar ao máximo toda sua potencialidade é imprescindível que o café escolhido seja de ótima qualidade. O café especial da Fazenda Aliança possui 100% de grãos selecionados, livres de impurezas, com torra e moagem adequada para que se possa extrair em cada xícara uma dose de motivação e prazer para seu dia.