Existe maneira correta de tomar café?

O café é uma das bebidas mais famosas e presentes no cotidiano do brasileiro. De iguaria da elite no período colonial à popularização extrema nos dias atuais, surgiram novas maneiras de tomar café no decorrer de tantos anos. Do preparo ao consumo, o café não possui uma “fórmula exata” que seja a correta, mas é importante saber o que se deve esperar de novos ingredientes ou hábitos a ele inseridos.

Café Forte ou Fraco?

Ao contrário do que muitos possam imaginar, o café mais diluído possui maior concentração de cafeína do que o mais concentrado. Isso porque, ao permanecer maior tempo em maior quantidade de água, mais cafeína é extraída. Um café mais concentrado é apenas mais “forte” em sabor.

Adoçar ou não adoçar o café?

Questão de preferência pessoal. O café mais concentrado merece ser, ao menos, provado sem açúcar para que seu sabor natural seja degustado. Geralmente, a adição de açúcar em cafés mais fortes de sabor acaba por desequilibrar o gosto. Já em cafés mais diluídos, a água dissolve o açúcar e o sabor é harmonizado com mais facilidade.

Café com Leite ou Puro?

Muitos utilizam o leite como “defesa” para a possível queimação estomacal que um café bem concentrado pode causar. De fato, ameniza a situação e proporciona um sabor diferente e interessante. Os mais puristas que queiram evitar queimação devem optar por um café mais diluído.

Gelado ou Quente?

As possibilidades são imensas no universo do café. Seja combinado com sorvete, chocolate e até bebidas alcoólicas: os resultados são diversos e podem pleitear vários paladares possíveis. Quem é acostumado a beber no modo mais purista possível (quente, preto e sem açúcar) pode dar uma chance aos cappuccinos gelados e sentir o contraste de um sabor diferente do que estão habituados.

Quando Tomar?

A rotina pede a presença do café em vários momentos distintos, seja ao acordar ou logo após as refeições como aperitivo. O ideal é evitar o estômago vazio e, principalmente, antes do sono. Fora isso, toda hora (inclusive, agora) é hora de se tomar café.

Conheça nossa loja online e adquira nosso café em cápsulas, grãos, torrado e moído com a qualidade única que o Café Fazenda Aliança pode oferecer. Entregamos em todo o Brasil!