Café filtrado ou café expresso, qual o melhor?

O amor por café é um só, mas o clássico querido pelos brasileiros pode se apresentar de diversas formas. Conheça agora um pouco mais sobre suas formas de preparo mais comuns e suas diferenças

Sem dúvidas o café coado é a forma mais popular no Brasil, sendo o escolhido de 93% dos consumidores da bebida, entretanto isso não é visto apenas aqui em terras tupiniquins: no Japão e em países escandinavos coar o café também é muito comum. Já o café expresso, de origem italiana, é o mais comum na Europa. O conceito de café expresso está ligado à palavra de origem italiana “spremere”, já que a principal característica desse preparo envolve “espremer” o café sobre uma pressão de água.

Apesar de ambos se tratarem do mesmo tipo de bebida, o famoso cafézinho, há significativas diferenças entre as formas de preparo, o que resulta em produtos finais com características muito diferentes.

Modo de preparo do café

A forma como as bebidas são preparadas é a diferença mais evidente e facilmente percebida entre elas. O café coado, assim como o próprio nome já diz, é feito utilizando-se um filtro de papel ou tecido para coar o pó acrescido de água. É a forma mais tradicional de preparo e também a mais simples, podendo ser feito manualmente ou utilizando-se apenas uma cafeteira simples.

O preparo do expresso necessita de uma máquina específica. O café moído é colocado em um filtro metálico, compactado e empurrado pela água em alta pressão, sendo essa sua principal característica.

Proporção de água e temperatura

A quantidade de água utilizada nas bebidas influencia muito em suas características finais. O expresso utiliza em seu preparo tradicional a proporção de 1g de café para 2g de água aquecida a 90º C associada a uma pressão de 9 bars. Servido em uma dose de 30ml, segundo padrão de qualidade internacional, o resultado é uma bebida concentrada, com muito conteúdo em uma extração pequena.

Tratando-se do café coado, a proporção é bem diferente. Nesse caso, é utilizado em média 1g de café para 12 a 16g de água aquecida entre 90 e 95º C, proporcionando uma bebida muito mais diluída e suave.

Características da bebida

Sabores mais básicos do café são percebidos em bebidas mais leves, diluídas, enquanto bebidas mais concentradas trazem características mais acentuadas e consistentes. O café coado, pela maior quantidade de água, caracteriza-se como uma bebida mais suave, com aroma típico e sabor agradável ao paladar que agrada facilmente a diferentes consumidores.

A máquina de expresso potencializa as características do café, de forma que o expresso é muito rico e complexo em sabor. Por conter menos água, é uma bebida muito mais concentrada, densa, com maior quantidade de sólidos e óleos essenciais do grão dissolvidos, proporcionando uma bebida intensa em todos seus atributos, como acidez, doçura, sabor e aroma. Além disso, costuma apresentar uma espuma que não dissolve mesmo quando mexido.

Quantidade de cafeína

Muitas vezes acredita-se que por o café expresso ser mais denso e intenso em sabor e corpo ele também possui maior taxa de cafeína, entretanto isso não é verdade. A quantidade de cafeína da bebida se relaciona, para além do tipo de grão e moagem escolhida, principalmente com o tempo que a água fica em contato com o café.

Geralmente o tempo do café ser coado gira em torno de 2 a 3 minutos, enquanto o preparo de um expresso leva de 20 a 30 segundos. Dessa forma, a cafeína é melhor extraída no café coado, o qual apresenta em média de 150 a 300 mg de cafeína por xícara, frente a uma dose típica de expresso que apresenta de 90 a 200mg de cafeína.

E no final das contas qual dos dois é o melhor? Coado ou expresso? Na realidade, a resposta correta é “nenhum”. Nesse caso não há superioridade entre as duas modalidades, mas sim uma variação de preferência segundo o gosto de cada um que aprecia a bebida.

Seja coado ou expresso, uma coisa é imprescindível para apreciar uma excelente bebida: a qualidade do café. Nossos cafés especiais possuem origem 100% arábica, com grãos selecionados, ideais para qualquer preparo e prontos para tornarem o seu cafezinho uma experiência inigualável.