O coador de tecido é melhor que o filtro de papel?

O bom café está presente no dia a dia de muita gente. Seja pela manhã, depois do almoço, ou no final da tarde, essa é uma ótima opção de bebida quente. Atualmente, o café pode ser feito com o coador de tecido ou pelo filtro de papel. No entanto, qual será melhor?

Primeiramente, o coador de tecido ainda é muito comum entre a população brasileira, em especial entre os moradores do interior. Ele proporciona um café sem interferências no sabor e deve ser produzido com 100% de algodão.

Contudo, o filtro de papel também é muito usado, bastante procurado por ser uma opção prática. Assim, sua trama é mais fechada que a do coador de pano e ele produz um café mais forte e amargo.

Dessa forma, é preciso aprofundar no assunto para saber o que realmente define a escolha entre um e outro.

Como usar o coador de tecido?

Primordialmente, ao usar o coador de tecido pela primeira vez, é necessário lavá-lo. Aliás, essa é uma das características dele: sua lavagem deve ser sempre após sua utilização, e feita sem detergente ou qualquer outro produto químico. Basta utilizar água e retirar seus resíduos.

Em continuidade, seu sabor é mais agradável, pelo fato de não reter todos os óleos essenciais. Além disso, precisa ser trocado após 1 mês de uso e guardado sempre na geladeira em um recipiente com água.

Com isso, seus pontos positivos é que ele é reutilizável, e por isso, mais econômico. E também, fácil de usar e produzir um café muito gostoso.

E o filtro de papel?

O filtro de papel não fica atrás do coador de pano. Melitta Bentz, uma dona de casa alemã, o inventou em 1908. Embora tenha sofrido mudanças em 1932, para ser o que conhecemos atualmente, hoje é também bastante optado pelos brasileiros.

Nesse caso, a vantagem é a praticidade. Vale ressaltar que ele é descartável, então se for usado, precisa ser dispensado. Ademais, o filtro de papel deve sempre ter o mesmo tamanho que o porta-filtro.

Desse modo, uma de suas vantagens é que ele é mais higiênico que o coador de tecido, justamente por ser descartável. Somado a isso, é bastante fácil de usar.

E afinal, qual dos dois é melhor: coador de tecido ou filtro de papel?

Entre o coador de tecido e o filtro de papel, a diferença ocorre pela preferência de quem o prepara. Seja com um ou com outro, o resultado pode sair super delicioso, e para isso, basta escolher um bom café.

Com isso, conclui-se que é possível produzir algo maravilhoso com as duas opções. O que vai decidir é a particularidade de cada um, ou seja, aquilo que funciona melhor para o seu paladar e dia a dia.

Aliás, a preparação do bom café, como o Café Fazenda Aliança, deve sempre ser uma experiência prazerosa. Então, independente de como é feito, o importante é que todos os que o apreciam sintam-se satisfeitos. Pois, seja forte ou suave, mais ou menos torrado, prático ou demorado, tudo vale para um ótimo momento de apreciação da bebida.