Quais os benefícios de tomar café sem açúcar?

Você bebe café sem açúcar? Muitas pessoas já aderiram a essa forma de degustar a bebida favorita. No entanto, a maioria não dispensa açúcar, rapadura ou umas gotinhas de adoçante. Qual é a sua preferência?

Seja qual for o caso, é importante se lembrar de que o açúcar do café pode se tornar um problema. Afinal, além de algumas pessoas não poderem ingerir devido a problemas de saúde como, por exemplo, triglicérides alterado ou diabetes, há também as calorias.

Meia colher de café de açúcar pode não fazer tanta diferença no volume de calorias ingeridas no dia. No entanto, quem coloca mais ou bebe várias xícaras diariamente, acaba ingerindo muito açúcar, o que pode não ser bom.

Assim, evitar o açúcar pode ser uma boa opção. Veja algumas vantagens em optar por café sem açúcar no dia a dia! 

Por que é bom tomar café sem açúcar?

Veja alguns benefícios que você pode obter ao tomar café sem açúcar! 

Diminui as chances de diabetes e triglicérides alterado 

Muitos dizem que o açúcar é “viciante”. Isso se dá pelo fato da ingestão de um doce poder aumentar a vontade de comer outro, e outro, e mais outro. Para evitar esse efeito cascata o melhor mesmo é evitar o açúcar e isso é válido também na hora de beber café. 

Vale lembrar que o consumo desordenado de açúcar pode favorecer o desenvolvimento de doenças como a diabetes e causar alteração nos triglicérides, em quem já tem tendência. Assim, ao optar pelo café sem açúcar a pessoa pode estar diminuindo as chances de desenvolver problemas como esses. 

Evita o ganho de peso

Uma colher de chá de açúcar refinado contém 20 calorias. Quantas você coloca para adoçar o seu café? E quantas xícaras de café você bebe diariamente? Multiplique essa quantia por 30 e, provavelmente, vai se assustar com a quantidade de calorias ingeridas ao beber café com açúcar.

Assim, optar pelo café sem açúcar é uma maneira de evitar o ganho de peso. Afinal, o café é um alimento termogênico e ativa o metabolismo, mas o açúcar pode prejudicar esses benefícios, já que acaba levando caloria para o corpo.

Sente o melhor sabor 

O açúcar atrapalha a apreciação total da bebida, pois altera o gosto. Assim, quem bebe café sem açúcar consegue desfrutar melhor cada detalhe trazido pelo grão, tipo de torra, entre outros. 

Como começar a tomar café sem açúcar?

Quem gosta de café bem doce, mas tem vontade de passar a beber café sem açúcar, deve fazer a transição lentamente. Não é indicado cortar o açúcar de uma vez.

O melhor é diminuir a quantidade, pouco a pouco, até se acostumar. Afinal, se cortar o açúcar de uma vez certamente vai estranhar o sabor e o processo de mudança poderá se tornar mais difícil. 

Se, por exemplo, você usa duas colheres de açúcar para ajudar a sua xícara, comece a colocar apenas uma. Beba com uma até se acostumar. Depois disso, repita o procedimento Poxa com meia colher de açúcar. Beba até se acostumar com o café menos doce. Só quando estiver acostumado comece a beber café sem açúcar. Aos poucos fica mais fácil fazer essa transição. 

Com o café sem açúcar você consegue até sentir a diferença de sabor entre a torra clara e escura. Você sabe o que é isso? Então descubra