Qual a forma correta de armazenar o café?

Além de escolher uma marca boa e seguir todas as técnicas de preparo corretamente, para garantir que a sua bebida favorita seja perfeita, é preciso ter cuidado ao armazenar o café. Afinal, depois de aberto, o pó acaba ficando exposto ao ar e até a outros elementos existentes na cozinha, pegando o cheiro e sabor de outros produtos, se não for corretamente guardado.

qual-a-forma-correta-de-armazena-seu-cafe

Isso, evidentemente, pode afetar o seu sabor e até diminuir aquele aroma delicioso. Por isso, é preciso ter cautela e armazenar o seu café corretamente. Para ajudar você nessa tarefa nós separamos algumas dicas. Confira e veja como manter a qualidade do seu café mesmo após aberto.

Dicas para armazenar o café corretamente 

Siga as dicas a seguir e mantenha as propriedades e o sabor do café depois de aberto! 

Escolha o pote certo

Muita gente tem o costume de deixar o café na própria embalagem. O problema é que dificilmente a pessoa vai conseguir deixar o pacotinho bem fechado, a ponto de ficar bem guardado. 

Por isso, a primeira dica para armazenar o café é ter um pote bem fechado. Pode ser de plástico mesmo, desde que seja bem vedado. Prefira os herméticos ou de tampa de enroscar. 

Além disso, é importante que o pote para armazenar o café seja opaco ou escuro, para evitar que o pó do café fique exposto à luz. Com esses cuidados, o produto ficará melhor acondicionado e você evitará que o café absorva o aroma de outros alimentos. Nesse caso, a estimativa é de que ele permaneça em boas condições entre 10 e 20 dias após aberto. 

 

*Válido para uma única compra por cliente | desconto não aplicável para o frete

Local do armazenamento

Além de ter o pote certo, para armazenar o café corretamente é preciso ter uma atenção especial com o local. Garanta que o pote fique em um local abrigado da luz solar, para evitar a luminosidade e também o calor do sol. 

Da mesma forma, para evitar o calor, opte por deixar o pote de café em um armário longe do fogão. Afinal, ao usá-lo é provável que o calor aqueça o armário e, consequentemente, afete a qualidade do café.  

Geladeira pode ser uma opção

Você já guardou café na geladeira? Algumas pessoas fazem isso, mas não é uma prática comum. Essa pode ser uma ótima opção de armazenamento do café, visto que quando armazenado longe do calor, o produto fica por até um mês, em boas condições, após aberto. No entanto, para que isso seja benéfico é preciso que:

  • O pote esteja bem fechado, já que na geladeira, comumente, são colocados alimentos com odor forte, que pode afetar a qualidade do café;
  • Retire a quantidade de pó, que será usada para o preparo, minutos antes, para que esteja em temperatura ambiente na hora de usar. 

Escolha o pacote certo

Como dissemos, após aberto o produto dura entre 10 e 20 dias, se bem-acondicionado. Por isso, se o uso de café em sua casa for pequeno, opte por pacotes menores, de 250 gramas. Isso permitirá que o uso seja mais rápido e evitará que o café fique aberto e guardado por muito tempo, perdendo o aroma. 

Gostou das dicas? Então aprenda a preparar drinks refrescantes com café