Aprenda a preparar um delicioso Latte Macchiato

Você já bebeu um Latte Macchiato? Provavelmente, quem tem o costume de frequentar cafeterias, se ainda não degustou essa bebida, pelo menos já ouviu falar nela. Afinal, ela é uma das favoritas de quem ama café com leite. É o seu caso? 

aprenda-a-preparar-um-delicioso-latte-macchiato (1)

Essa bebida é frequentemente servida em um copo transparente, para que o degustador possa apreciar a sua beleza. Afinal, ela se apresenta em “camadas” de leite, café e espuma de leite. 

Mas como fazer essa bela bebida? Veja as dicas e uma receita para você seguir! 

O que é o Latte Macchiato?

Macchiato pode ser traduzido como “manchado”. Assim, o Latte Macchiato seria o leite “manchado” com café, ou seja, só com um pouquinho de café. Popularmente, as pessoas chamam essa bebida, no Brasil, de “café com espuminha”.

Esse apelido carinhoso pode ajudar você a diferenciar o Latte Macchiato do famoso pingado. Afinal, embora os ingredientes sejam os mesmos, o sabor é bem diferente! 

*Válido para uma única compra por cliente | desconto não aplicável para o frete

Como fazer Latte Macchiato?

Ficou com vontade de tentar fazer em casa e servir a família toda? Embora a bebida não seja nada além de um café com leite, saiba que deixar as camadas bem definidas pode não ser tão simples. É preciso ter um pouco de delicadeza e técnica. 

Sendo assim, se o primeiro não ficar tão bonito, não desanime. Treine mais vezes para que possa servir um Latte Macchiato perfeito para as pessoas queridas. 

Quer começar a treinar agora mesmo? Você vai precisar de:

  • 25 ml de café espresso ou coado forte
  • 110 ml de leite quente

A primeira coisa a ser feita é preparar o café. Se você tiver cafeteira de café espresso em casa, opte por ela. Caso não tenha, prepare um café bem forte. 

Na sequência, espume o leite usando uma cremeira manual ou um mixer de mão. Esse processo é essencial, pois ele garantirá a cremosidade da bebida. 

Separe uma parte da espuma em um recipiente e coloque o restante em um copo transparente. Se não tiver, tudo bem, coloque em uma xícara alta. 

Na sequência, delicadamente, despeje o café, aos pouquinhos, no canto do copo ou da xícara. Você precisará ter calma, para que possa obter a imagem bonita formada pelas camadas do latte macchiato. Feito isso, cubra a bebida com o restante da espuma.

E se quiser beber frio? 

Muitas pessoas gostam do Latte Macchiato frio. Você também? Como fazer isso? Como você viu, o leite precisa estar quente para que seja espumado. Sendo assim, para beber frio, é indicado colocar 3 pedras de gelo no copo, antes de começar o preparo. 

Quando servir essa bebida?

O Latte Macchiato é uma boa opção para qualquer hora do dia. Mas lembre-se de que embora a bebida tenha café, o sabor do leite é muito intenso. Sendo assim, se a pessoa não gostar de leite, provavelmente não vai aprovar essa bebida. 

Sendo assim, para essas pessoas você pode servir outra coisa. Veja dicas de drinks feitos com café para você agradar os mais diferentes paladares!