Açúcar ou adoçante: entenda a diferença na hora de adoçar seu café 

Você adoça o seu café ou prefere degustá-lo puro? Embora muitas pessoas optem por não colocar nada em sua bebida favorita, a maioria adiciona açúcar ou adoçante. No geral, quem costuma colocar açúcar não gosta do sabor do café com adoçantes. 

Da mesma forma, quem se acostuma a adoçar o café com adoçante tende a não conseguir bebê-lo com açúcar. Afinal, seja açúcar ou adoçante, há uma variação no sabor da bebida final. Qual dele é melhor? Descubra e veja alternativas para adoçar o seu café! 

Açúcar ou adoçante? O que usar? 

Açúcar talvez seja o queridinho da maioria, mas também pode ser um problema. Afinal, é calórico e quando a pessoa bebe vários cafezinhos ao dia, pode chegar a ingerir 100 gramas de açúcar só com a bebida. 

Isso, além de provocar o aumento de peso, também pode ser um problema para a dentição, já que o açúcar se acumula na boca e aumenta a possibilidade do desenvolvimento de cárie. 

Há também a restrição para quem tem diabete ou está com o triglicérides alto. Afinal, essas pessoas não podem ingerir açúcar.

Ao mesmo tempo, para quem a preocupação é apenas com o ganho de peso, o açúcar light pode ser uma alternativa. Ele tem um poder adoçante muito maior e, consequentemente, a pessoa precisa ingerir uma quantidade menor ao adoçar o café.

Mas, de qualquer forma, é preciso lembrar que o açúcar refinado perde quase todos os nutrientes no processamento. Por isso, se a pessoa for pensar em valor nutricional e quiser continuar ingerindo café com açúcar, optar pelo mascavo pode ser a melhor opção. Embora bastante calórico também, ele é mais nutritivo, por ser menos processado industrialmente. 

No entanto, quem não pode ingerir açúcar ou quer evitar calorias mas, mesmo assim, não abre mão de adoçar o café, pode ter um bom aliado no adoçante. As opções são variadas e o mais adequado é que o ideal para o caso da pessoa seja indicado por um médico ou por um nutricionista. 

As opções são variadas. Dentre elas, por exemplo, frutose, aspartame, ciclamato, sacarina, sucralose, entre outros. Atualmente, por ser um adoçante natural, a stevia está ganhando espaço nesse mercado.

Contudo, seja qual for o adoçante escolhido, é fato que o sabor do café com adoçante e do café com açúcar são bem diferentes. Muitos estranham quando resolvem trocar o açúcar pelo adoçante. Já outras pessoas garantem que não se acostumam com o sabor do adoçante. 

*Válido para uma única compra por cliente | desconto não aplicável para o frete

Alternativas para adoçar o café

Primeiro, é importante lembrar que se você tem vontade de abolir o açúcar ou o adoçante do seu café, pode começar comprando um pó de qualidade. O sabor de um bom café é bem mais fácil de agradar ao paladar, mesmo quando não é adoçado. Além disso, há alternativas para eliminar o açúcar ou adoçante, pouco a pouco. Dentre elas, por exemplo:

  • Adoçar com frutas secas como tâmaras ou uva-passa e aproveitar o açúcar das frutas;
  • Misturar café com leite, para diminuir o sabor intenso;
  • Colocar canela no café, para saborizar o café;
  • Adoçar com chocolate a 70%;
  • Optar por mel ou melado, quando a ingestão for permitida, pois embora sejam calóricos, são mais nutritivos do que o açúcar refinado. 

Gostou das dicas? Então veja como beber café gelado!