Porque o leite vaporizado é tão importante no preparo das bebidas com café?

Você já tentou fazer uma bebida qualquer com café, na qual na receita havia o famoso leite vaporizado? Há várias opções que misturam café com leite.

leite vaporizado

O cappuccino, por exemplo, é uma delas e é bastante popular no Brasil. E ele também fica mais atrativo quando é usado o leite vaporizado.  

Por isso, se você é apaixonado não apenas pelo café, mas também por todas as bebidas preparadas com ele, deve ficar atento ao uso de leite vaporizado. Veja a vantagem de usá-lo! 

Por que usar leite vaporizado?

Sabe aquela espuminha charmosa e bonita que os capuccinos de cafeterias têm? Ela é feita com leite vaporizado. Mas claro que essa não é a única alteração que o leite vaporizado oferece.

Ao usá-lo, a pessoa também consegue uma bebida mais cremosa e, consequentemente, mais agradável ao degustar. Além disso, muitos sentem que com a vaporização, o leite se torna mais adocicado, ou seja, também há uma variação positiva no sabor. 

Quando o leite vaporizado é usado? 

Diversas bebidas servidas em cafeterias têm leite vaporizado. Quando elas são produzidas naquelas máquinas profissionais, o leite vaporizado só não está presente no café preto, ou seja, no café puro. Em suma, sempre que a bebida feita contar com leite em sua composição, é possível optar pelo vaporizado para aumentar a cremosidade. 

*Válido para uma única compra por cliente | desconto não aplicável para o frete

Como vaporizar o leite em casa?

Para ter um leite vaporizado perfeito é preciso ter a máquina profissional adequada. Elas contam com um bico e vaporização que são apropriados para essa finalidade e possuem a rotação adequada para mover o leite, espumá-lo e mudar a sua consistência. 

Esse bico também possibilita que a temperatura do leite seja controlada, ou seja, faz com que o processo de vaporização não deixe que o leite ultrapasse os 65 °C. Isso também aumenta a qualidade da bebida. Afinal, se ela ficar mais quente do que isso, o leite tende a ficar aguado e a cremosidade pode ser perdida. No entanto, nem sempre é possível contar com uma dessas máquinas. Nesse caso, há algumas alternativas.

Mixer

Aqueça o leite, mas sem deixá-lo ferver. Lembre-se de que ele não deve ficar acima de 65ºC. Com ele morno, use o mixer até fazer uma boa espuma e deixá-lo mais cremoso. 

Prensa francesa

O uso da cafeteira torna o processo demorado, mas não deixa de ser uma alternativa. Nesse caso, coloque o leite morno dentro dele, feche e movimente o êmbolo para cima e para baixo. 

Micro-ondas

Coloque o leite em um recipiente bem fechado e que possa ir ao micro-ondas. Sacuda muito o leite até que o volume dobre de tamanho. Depois disso, coloque o pote no microondas, até que a espuma atinja o topo. Isso leva em torno de um minuto. Verifique se a consistência está boa e prepare a sua bebida com o leite vaporizado. 

Como você viu, nas alternativas caseiras não há um controle adequado da temperatura, nem da rotação, mas acabam sendo alternativas para você fazer uma bebida diferente e agradar a toda família! 

Qual dessas maneiras você vai usar para fazer o leite vaporizado? Conte para gente nos comentários e aproveite para aprender a preparar um delicioso Latte Macchiato!