5 curiosidades sobre o café que você provavelmente não sabia

Você entende tudo de café? Sabe como preparar a bebida, a temperatura da água ideal e até fazer um bom drinque de café? Quem ama começar o dia com um bom cafezinho, costuma procurar saber tudo sobre a bebida, para prepará-la da melhor maneira. Mas há algumas curiosidades sobre café que provavelmente você ainda não sabe. Já pensou nisso?

5-curiosidade-sobre-o-cafe-que-voce-nao-sabia

Sabe onde ele foi descoberto? Já sabia que da sua polpa é feita até a farinha de café? Se você quer saber mais sobre essas e outras curiosidades sobre o café, siga a sua leitura e se informe! 

Conheça algumas curiosidades sobre o café

Veja algumas coisas interessantes e descubra curiosidades sobre o café! 

Chegou a ser proibido em alguns lugares

Já pensou se no país em que você mora passasse a ser proibido beber café? Foi algo assim que aconteceu em algumas localidades. Em Meca, por exemplo, a bebida foi banida em 1511 porque se acreditava que o café levava as pessoas a terem pensamentos radicais. 

Essa fama se deu pelo fato de alguns indivíduos beberem café para ficarem acordados, ou seja, como estimulante, assim como é comumente usado hoje em dia. Mas não foi só em Meca que o café teve problemas. Na Itália, o seu uso também criou confusão. 

No século 16, os clérigos diziam ser um produto do demônio. Por isso, proibiram que os cristãos bebessem café. Isso só acabou quando o Papa Clemente VIII provou café, gostou e contou isso para todo mundo.  

Já na Suécia, a restrição aconteceu em 1746 e até os objetos usados para consumir o café viraram caso de polícia. A bebida foi dada para presos, que eram monitorados para saber se, com o tempo, eles morreriam por beber café. Esses são apenas alguns dos casos da proibição da bebida pelo mundo. 

banner cupom de desconto
*Válido para uma única compra por cliente | desconto não aplicável para o frete

Farinha de café 

Muitos nem imaginam, mas uma das curiosidades sobre o café é que é possível fazer farinha da sua polpa. Rica em antioxidantes, ainda não é muito comum no Brasil, mas pouco a pouco se espalha pela Europa. Ela é usada para fazer bolos, chocolates, entre outros. 

Café significava vinho

A terceira dentre as curiosidades sobre café é que no Iêmen, no século 15, o café recebia o nome de qahwa. A palavra é derivada do termo iemenita para vinho. Curioso isso, não é mesmo? 

Oriente Médio começou as cafeterias

Enquanto algumas regiões tentavam proibir o consumo de café, outras notaram que a bebida caiu no gosto das pessoas e começaram a preparar um ambiente adequado para beber um bom café. As cafeterias ganharam espaço no Oriente Médio, onde eram chamadas de qahveh khaneh. Os locais viraram pontos de encontros e até foram usados para jogar xadrez. 

O café se tornou chique

A última curiosidade é que a bebida se tornou chique, quando o embaixador turco Suleyman Aga presenteou o rei da França,  Luís XIV, com grãos de café.

Gostou das curiosidades sobre café? Você já conhecia algumas delas?