Café e Gastronomia: como combinar diferentes tipos de café com pratos salgados e doces?
10 de junho de 2023
Tempo de leitura: 2 minutos
Café e gastronomia são duas paixões que parecem ter nascido para andarem de mãos dadas.
Afinal, o cafezinho é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo e é presença garantida nas mesas brasileiras. E quando se trata de harmonizá-lo com pratos salgados ou doces, as possibilidades são infinitas!
Por isso, se você é apaixonado por café e quer aprender a combiná-lo com pratos variados, aqui vão algumas dicas que podem conquistar seu paladar.
Confira!
Café e pratos salgados: uma combinação certeira
O café pode ser um excelente acompanhamento para pratos salgados, especialmente aqueles mais intensos e encorpados.
A combinação de uma bebida forte com uma carne vermelha, por exemplo, é sempre uma boa escolha (para quem ainda consome carne, claro!).
Enquanto isso, os pratos mais leves, como peixes e frutos-do-mar, o café mais suave é a melhor opção. O importante é encontrar um equilíbrio entre os sabores, a fim de garantir que nenhum deles acabe se sobressaindo.
Café e sobremesas: o casamento perfeito
Quando a intenção é recorrer ao cafezinho para acompanhar as sobremesas, as possibilidades se ampliam ainda mais!
Isso porque, quanto mais doce e cremoso for um prato, mais ele parece “pedir” o contraste das notas intensas do café.
Nesse sentido, para quem gosta de sobremesas mais açucaradas, como chocolate e caramelo, a bebida mais forte cai muito bem!
Já para doces menos açucarados ou com consistência densa, como sorvetes e mousses, um café mais suave é a melhor alternativa.
Como café e gastronomia podem se complementar?
Por fim, se você quer harmonizar diferentes tipos de café com pratos salgados e doces, é preciso considerar algumas características importantes da bebida, como o aroma, o sabor e a intensidade.
Sendo assim, para comidas salgadas mais intensas, como carnes vermelhas e queijos fortes, um café encorpado e intenso não tem erro, bem como mencionamos anteriormente!
Por outro lado, pratos mais leves, como saladas, sopas, caldos e legumes combinam muito com um café relativamente suave.
Também é importante considerar, no caso das sobremesas, a doçura e a cremosidade do prato.
Afinal de contas, opções muito doces e cremosas pedem um café mais forte e aveludado, enquanto os doces mais leves e refrescantes combinam melhor com um cafezinho de acidez média.
Além disso, vale a pena ter em mente que é preciso não abusar do consumo da bebida para garantir os seus benefícios e evitá-la, principalmente, à noite.
Café Fazenda Aliança | Combina com todos os gostos!
Quem realmente entende de café e gastronomia sabe que a qualidade da bebida e das comidas deve ser priorizada, não é mesmo?
Desse modo, quando a ideia é investir no cafezinho certo, não restam dúvidas: a Fazenda Aliança conta com a produção de grãos mais renomada e qualificada do mercado!
Produzido e cultivado a partir de técnicas modernas e sustentáveis, o Café Fazenda Aliança possui torra média escura, 100% arábica, com aroma e sabor marcantes e equilibrados.
Portanto, ao escolher o Café Fazenda Aliança, você não só está escolhendo a marca mais saborosa e confiável, mas também está contribuindo para um mundo mais justo e sustentável.
Confira agora mesmo os produtos da Fazenda Aliança!
O Café Fazenda Aliança tem o compromisso de produzir e entregar nas xícaras de todos os nossos consumidores, um café de qualidade seja em grãos, moído ou os famosos cafés em cápsulas. Do plantio a colheita, o Café produzido na Fazenda Aliança conta com tecnologia de ponta para produzir aromas, torras e acidezes únicas, mantendo sempre o mesmo padrão que faz desde 1882 o nosso café, referência no ramo. Conheça nossa loja!
Artigo em destaque
Qual o melhor método de preparo do café para destacar seus ar...Publicado em: 24 de outubro de 2024
Categorias