Conheça os diferentes tipos de torra e moagem do Café

A degustação de um bom café passa por diversos processos que vão desde o seu plantio, sua classificação, empacotamento e aquisição do cliente que poderá prepará-lo conforme sua preferência.
Dentre todas as etapas, duas são definitivas na influência direta do sabor e na degustação da bebida. São elas:

    • Tipo de torra do café
    • Moagem do café

Tipos de Torra do Café
Embora existam muitos tipos de café, o processo de torra é o que realmente define suas características tais como tonalidade, acidez, amargor e outros aspectos importantes da bebida.
Esse processo é feito expondo o café a altas temperaturas, provocando uma reação em suas moléculas que estabelece seus aromas e sabores finais.
No total são três tipos de torras, classificadas como clara, média e escura, sendo cada uma delas determinada pela temperatura a que os grãos são expostos.
Em geral as torras mais escuras produzem cafés menos encorpados e com uma baixa taxa de acidez, embora possam também retirar outras características que são mantidas por torras mais claras.

Torra Clara
Com temperaturas que variam entre 180 e 240ºC a torra clara produz um café mais suave, porém, mais encorpado e pouco amargo. Sua acidez cítrica assim como seus aromas florais, acabam sendo destacados nesse processo.
Ideal para máquinas de café expresso por serem finos e delicados, a torra clara também é chamada de torra light ou New England por conta de sua coloração.

Torra Média
Esse tipo de torra busca um equilíbrio entre a mais clara e a mais escura, trazendo acidez, corpo e um amargor mais balanceado com tonalidades que podem variar do marrom ao vermelho devido à decomposição dos seus ácidos naturais e intensa caramelização dos açúcares.
Esse processo de torra deixa o café menos ácido e mais intenso, mantendo o sabor por mais tempo na boca, sendo indicado principalmente para cafés preparados em coadores ou mesmo com filtros de papel.

Torra Escura
Com tonalidades mais escuras por conta das altas temperaturas e maior tempo de exposição do grão ao calor, esta torra proporciona um café mais amargo, porém menos encorpado e com o menor nível de acidez dentre os três tipos.
Caracterizado também por seu aroma intenso e sabor robusto, a torra escura geralmente tem duração de 12 a 13 minutos em seu processo e precisa ser cuidadosamente observada para evitar a queima do grão que pode deixar a bebida sem aroma, acidez e muito amarga.
Geralmente o resultado desse tipo de torra é comparado a notas doces como caramelo e chocolate por se tratar de um café mais forte.
Assim como na torra clara, a torra escura também é popularmente conhecida por outros nomes tais como Cuba, Espanha e o mais famoso “French-roasted”.

Moagem do Café e os seus Principais Tipos
Apesar da definição simples, moagem do café vai além do simples processo de transformação dos grãos torrados em pó e deve ser feita cuidadosamente para os mais variados métodos de preparo, orientando a granulometria de cada um.
A granulometria basicamente funciona como uma tabela de medidas que conduz a moagem dos grãos de acordo com resultado final esperado, ou seja, o tipo de café que será feito.
Em linhas gerais, a moagem pode ser pulverizada, fina, média e grossa a depender do tipo de café que será preparado.
Cada uma é indicada para um tipo de preparo específico e tem influência direta em todos os componentes e características finais da bebida.

Moagem Pulverizada
É utilizada para fazer o café turco devido à espessura extremamente fina, onde o pó é misturado diretamente na água ocasionando sua dissolução completa deixando um sabor único e muito apreciado por consumidores do ramo e também por leigos.

Moagem Fina
Considerada a moagem mais conhecida, esse tipo de moagem geralmente está presente nos cafés expressos e os que são feitos em casa ou preparados com filtros, sendo adequado para produção de grandes quantidades.
Esse tipo de café tem o sabor e o aroma mais acentuados por conta da resistência que o grão oferece durante a passagem da água tornando o tempo de contato maior deixando a textura similar ao de grãos de areia.

Moagem Média
A moagem média é utilizada para a produção do aeropress e kalita além de outros tipos mais específicos. Nesse preparo a água quente fica em contato direto com o grão moído por cerca de 3 minutos realizando o processo de transferência da essência e dos sabores para a bebida tornando-a suave com aromas muito intensos.

Moagem Grossa
Utilizada para o preparo de cafés estilo italiano, a moagem grossa é caracterizada por grãos que se parecem com flocos de aveia o que possibilita a extração de um tipo de café mais forte e encorpado.
Para que o café seja devidamente preparado nesse tipo de moagem, é necessária a utilização da prensa francesa ou de cafeteiras de pistão entre outros equipamentos que precisam de grãos mais grossos em uma textura que pode se assemelhar ao trigo para facilmente manuseá-los.

Afinal qual a torra e moagem ideal para um bom café?
Não há uma definição sobre uma torra ou moagem ideais que produzam um café perfeito, porém, cada processo além de muito bem feito, precisa ser devidamente utilizado para o seu propósito que é a produção de um bom café em seu determinado estilo.
Como vimos acima, cada procedimento tem suas próprias características e irão agradar a paladares diferentes em situações diferentes.
O que todas precisam ter em comum? Qualidade e tradição! E isso o Café Fazenda Aliança já carrega em seu DNA desde o plantio até a xícara de todos os nossos clientes.
Gostou do conteúdo?

Então de uma passadinha em nossa loja e confira nossos produtos!