CAFÉ REQUENTADO FAZ MAL À SAÚDE?

Não é inédita a situação de se fazer café e, por descuido, errar a quantidade e sobrar. Por conta disso, também é recorrente o ato de reaproveitar o café que sobrou, reaquecendo quando for consumi-lo. O que parece ser uma prática comum e inofensiva pode, em longo prazo, trazer problemas à saúde. Entenda:

O QUE ACONTECE COM O CAFÉ AO SER REQUENTADO?

Toda matéria orgânica, quando submetida ao processo de oxidação, começa a se degradar. Com o café, não é diferente. Suas propriedades já começam a se alterar no momento de moagem e torra do grão.

Ao consumir um café preparado na hora, aproveita-se todo o sabor e aroma do produto, além de ser benéfico para a saúde em quantidades adequadas.

Porém, ao ser requentado, o café (que já ficou oxidando durante o tempo que levou para esfriar) acelera o processo de oxidação e, assim, sua degradação. Além de aroma e sabor serem alterados, o café requentado pode causar enjoos, azia, e demais complicações.

COMO OCORRE A OXIDAÇÃO NO CAFÉ?

Depois de moído, o café já começa a se degradar. O processo acelera a cada 10 °C acima da temperatura ambiente. Depois de pronto, o café inicia a oxidação após 20 minutos. Se for adoçado e guardado em garrafa térmica, o processo também se agrava e a bebida estará totalmente oxidada em cerca de uma hora após o preparo.

Isso não significa que o uso da térmica deve ser suspenso! Apenas que o consumo deve ser o mais rápido possível, a fim de saborear o café no melhor de suas condições de sabor e aroma.

QUAIS OS EFEITOS A LONGO PRAZO?

O consumo contínuo de café requentado, ou seja, oxidado e com suas propriedades originais alteradas, pode ser extremamente nocivo para o ser humano e causar irritações mais graves no estômago.

BENEFÍCIOS DO CAFÉ FRESCO

O café é um grande aliado de nossa saúde. Quando consumido nas condições adequadas, previne até doenças como Alzheimer, Parkinson, diabetes tipo II, câncer e demais outras.

A Fazenda Aliança oferece, em seus produtos, qualidade única em seu café, perceptível no aroma, na acidez e também na torra. Em suas recomendações de preparo e consumo, proporcionam a melhor experiência em consumo de café e, por consequência, uma vida mais saudável.

Com diversas opções de boa qualidade, definitivamente, não compensa tomar café requentado.

Entre em nossa loja e conheça um pouco mais sobre as mais variadas opções de café!