Café expresso ou café coado, conheça as diferenças

Que brasileiro gosta de café ninguém duvida. É muito difícil encontrar um escritório ou até uma casa na qual a bebida não esteja presente. No entanto, há algo que realmente divide os amantes dessa bebida. Será que é melhor o café expresso ou café coado? 

Provavelmente, se você reunir umas cinco pessoas já vai ter quem defenda uma ou outra maneira de fazer o café. Enquanto uns preferem a bebida feita no coador de pano ou no filtro de papel, outros não dispensam a cremosidade do expresso. 

Mas afinal, qual a diferença entre eles? Veja os principais pontos e descubra se você se identifica mais com o café expresso ou café coado! 

Café expresso ou café coado? Veja as diferenças! 

Não há um café melhor, ou seja, café expresso ou coado tanto faz. Ambos são saborosos e cada paladar se adapta melhor a um deles. No entanto, em seu preparo e, até mesmo em sua constituição, existem diferenças. Veja quais são elas! 

Preparo 

Essa é a primeira grande diferença. O café coado é feito no coador de pano ou no filtro de papel. Ele demora um pouco para ficar pronto, pois a água precisa passar pelo filtro.

Já o expresso é feito sobre pressão. No geral, o mínimo usado é 15 bar de pressão para que o café expresso fique cremoso e saboroso. No entanto, é possível encontrar máquinas domésticas com menos pressão, em torno de 9 bar, ou com mais pressão, com 20 bar, por exemplo. Ele fica pronto em poucos segundos. 

*Válido para uma única compra por cliente | desconto não aplicável para o frete

Temperatura

A temperatura também varia um pouco na hora de fazer o café expresso ou café coado. O expresso é feito a 90 ºC, enquanto o coado, comumente é feito a 95 ºC.

Quantidade de cafeína 

Isso pode variar de acordo com a quantidade de pó colocada e com a quantidade de água. Então, fica difícil determinar a concentração de cafeína de um café coado. No geral, ela varia entre 80 a 165  mg em uma xícara. Já no café expresso é em torno de 300 mg de cafeína.

Densidade e cremosidade

Quando se fala em café expresso ou café coado também é preciso prestar atenção na textura da bebida. O expresso é mais cremoso, consistente, e concentrado, pois é usado um volume de pó maior, além de ter menos tempo de contato com a água, quando comparado ao coado. 

Sabor

Como é mais concentrado, o café expresso tem o sabor mais forte e um cheiro mais intenso do que o café coado. Já o café coado, como tem mais contato com a água, tem um aroma mais sutil, mas também muito agradável. O sabor é mais suave. 

Proporção de água

Outra diferença ao falar em café expresso ou café coado é a proporção de água em relação ao pó. Enquanto o coado usa em média 10g de café para cada 100 ml de água, o expresso usa 7 g de café para 30 ou 50 ml de água. Muito mais concentrado, não é? 

Agora que você já sabe as diferenças, conte pra gente nos comentários qual é o seu favorito. Café expresso ou café coado? Aproveite para descobrir se a água do café deve ser adoçada antes ou não!