Como a cafeína pode auxiliar nos exercícios físicos

Por que é indicado tomar café antes de fazer exercícios físicos? Essa é uma pergunta frequente e que tem uma resposta simples. O café tem uma substância chamada cafeína, sendo um estimulante cerebral. Por isso, quando ingerido antes de praticar atividade física, acaba aumentando a disposição.

Consequentemente, colabora para aumentar a queima de gordura, além de diminuir a sensação de cansaço depois que a pessoa treina. Em suma, beber café pode ajudar a obter melhor desempenho na hora de se exercitar. Saiba mais sobre esse hábito e confira dicas! 

A cafeína ajuda em que tipo de treino?

Como a cafeína age como um estimulante para o corpo, ela ajuda tanto em treino aeróbico quanto no anaeróbico. Assim, não importa qual tipo de atividade física você faça, beber café é uma boa opção.

Vale lembrar que além de beber antes, para ter energia na hora de ir para a academia, a cafeína também é benéfica quando ingerida depois dos exercícios físicos. A cafeína ajuda no transporte de glicose para os músculos. Consequentemente, colabora para a recuperação muscular.  

*Válido para uma única compra por cliente | desconto não aplicável para o frete

Posso beber café e comer depois do treino? 

Um estudo realizado por cientistas da Sociedade Americana de Fisiologia revelou que quando a pessoa ingere café e carboidrato após o treino, o desgaste físico é menor. Isso acontece porque quando a pessoa ingere os alimentos, há um aumento de glicogênio nos músculos.

Isso acontece porque a cafeína agiliza a transformação de glicose em glicogênio, o que potencializa a recuperação pós-treino. Além disso, o café colabora para ativar a estimular a ação de enzimas ligadas à recuperação muscular, ativar a circulação sanguínea e aumentar a queima de gordura. 

Qual a quantidade de cafeína que pode ser ingerida? 

Um café fresquinho é uma delícia, mas como a bebida deixa a pessoa muito acordada, por vezes, é preciso ter alguns cuidados. Um deles é o de tentar evitar beber perto da hora de dormir, para que a cafeína não prejudique o sono.

Outro ponto é em relação à quantidade. Geralmente, é indicado que a pessoa ingira no máximo 6 mg de cafeína por quilo e peso. Isso daria, cerca de, quatro xícaras de café forte. 

Entretanto, uma pesquisa realizada pela Universidade da Austrália do Sul sugere que ao beber até seis xícaras de café por dia, a pessoa aumenta a longevidade. Vale lembrar que não é só no café que tem cafeína. Veja outros alimentos:

Produto Quantidade de cafeína (mg)
Sabor da Fazenda torrado (150 ml)                   85
Café instantâneo (150 ml)                   60
Café descafeinado (150 ml)                   3
Chá feito com folhas (150 ml)                   30
Chá instantâneo (150 ml)                   20
Chocolate ao leite (29 g)                   6
Chocolate amargo (29 g)                   20
Achocolatado (180 ml)                   4
Refrigerantes Cola (180 ml)                 18

Na dúvida, converse com o seu médico ou nutricionista.

Em suma, o café ajuda a pessoa a ficar mais animada e a render mais nos treinos. Ao mesmo tempo, colabora para a recuperação muscular e com a quebra de gordura. Assim, a cafeína, quando consumida adequadamente, é uma ótima aliada de quem pratica exercícios físicos. 

Gostou? Então aprenda como fazer café na prensa francesa e ingira cafeína