6 curiosidades sobre a borra de café

O que você faz com a borra do café? Algumas pessoas simplesmente descartam no lixo, enquanto outras conseguem reaproveitar esse material de diversas maneiras. 

Afinal, a borra de café acaba sendo um material muito versátil sendo usada desde para fazer simpatia, adubar à terra e até para evitar o odor ruim na geladeira. Quer saber como tudo isso funciona? Então confira algumas curiosidades sobre a borra de café! 

 

Informações sobre borra de café que você provavelmente não sabe

Você pode fertilizar o solo 

A borra de café é matéria orgânica e pode ser usada para fertilizar o solo. No entanto, como o processo de decomposição vai consumir oxigênio, é indicado não colocar a borra direto no solo.

Uma alternativa é misturá-la à casca de fruta e deixar fermentar por 60 dias. Depois disso, use como adubo em seu canteiro. Também pode ser misturada ao esterco ou, quando a ideia for usar em vasinhos, a dica é misturar 100 gramas de borra a um litro de água. Depois disso, borrife nos vasos. 

Tirar cheiro ruim da geladeira

A geladeira está com um odor ruim e você não sabe mais o que fazer? A borra de café pode ser a solução. Para isso, junte um pouco de borra de café e coloque no sol para que seque bem. Depois disso, coloque em um copo ou potinho aberto e deixe na geladeira.  

*Válido para uma única compra por cliente | desconto não aplicável para o frete

Lavar as mãos

Por falar em cheiro, alguma vez você picou alho ou cebola e não conseguiu tirar o cheiro das mãos? Há temperos cujo odor é tão forte que fica fixo na pele. O problema é que nem sempre isso é agradável para a pessoa que cozinhou. 

Caso queira eliminar o cheiro de tempero das mãos, use borra de café. Deixe um potinho de borra seca perto da pia e use para lavar as mãos. O cheiro sai na hora! 

Limpar panela 

Está esfregando a panela e está difícil deixá-la bem limpinha? A borra de café pode ajudar a eliminar aquelas crostas mais difíceis. No entanto, é preciso ter um pouco de cuidado para ter a certeza de que o café não mancha o material da panela. 

Esfoliante

Você faz esfoliação no rosto? É comum que as pessoas façam isso misturando açúcar e o hidratante preferido. Mas, o que muitos não sabem é que no lugar do açúcar é possível usar a borra de café. Ela também ajuda na esfoliação de deixa um cheirinho bem agradável. 

Pigmento natural

Essa dica é para quem faz artesanato. A borra pode ser usada para colorir tecido e papel e deixar o material com uma tonalidade completamente diferente. Para ter uma ideia melhor, pense nos artesanatos feitos com filtro de papel usado. A coloração fica incrível e é feita pela borra de café! 

Por falar em coador, você sabe a diferença entre o de pano e o de papel? Descubra aqui