Como são feitos os desenhos no café com a técnica Latte Art

Você já viu ou já bebeu um café que vem com um desenho em sua superfície? As figuras são variadas e vão desde flores, até cachorrinhos. Para poder ser feita, o barista usa uma técnica conhecida como técnica Latte Art.

Ela exige muito treino e estudo. Afinal, desenhar sobre o café não é nada fácil, pois para conseguir fazer a figura escolhida o profissional derrama leite e creme, mais em uns pontos e menos e outros, para chegar ao formato pretendido. 

 

Quer saber mais? Então descubra tudo sobre a técnica Latte Art! 

O que é Latte Art?

Essa é uma técnica, comumente dominada por baristas, que consiste em fazer desenhos no café usando leite vaporizado. Assim, pode ser feita em bebidas a base de leite como, por exemplo, o cappuccino. Como as figuras costumam atrair e encantar o consumidor, pouco a pouco, os profissionais estão procurando se capacitar e aprender essa arte. 

Embora não se saiba ao certo quando a técnica Latte Art foi iniciada, esse tipo de atividade já era realizada no século XIX, na Itália, ou seja, não é nada muito recente, mas vem ganhando os consumidores agora. 

Principais técnicas de Latte Art 

Se você reparar bem, os desenhos são muito diferentes entre uma xícara e outra. Para conseguir isso, os profissionais precisam aprender diversas técnicas. 

Uma delas é chamada de grafismo e é feita usando chocolate, caldas e outros acessórios como, por exemplo, espátulas e palitos, que ajudam a dar o formato. 

Há também a técnica free pour. Essa é considerada uma das mais complicadas de aprender, pois, exige que o barista tenha bastante habilidade. Afinal, ela é feita com a leiteira e depende da inclinação correta para que o desenho escolhido seja formado. As figuras mais comuns, feitas com a técnica free pour, são o coração e a tulipa.

Por fim, há também a chamada de stencil art. Nesse caso, a canela ou o cacau é polvilhado sobre o café, com a ajuda de moldes. O desenho é formado de acordo com o molde. 

*Válido para uma única compra por cliente | desconto não aplicável para o frete

Para que servem as técnicas de Latte Art?

No geral, não há alteração no sabor da bebida, a não ser pelo fato de colocar calda, leite ou chocolate. Enfim, a técnica não é voltada para a saborização e sim para oferecer um mimo a mais para quem vai consumir o café.

Em uma cafeteria, por exemplo, é possível personalizar o atendimento. Para o casal apaixonado um coração. Para o tutor que ama o seu pet, um cachorrinho e assim por diante. 

Assim, quando o profissional se especializa nesse tipo de técnica, ele acaba podendo oferecer um diferencial para o estabelecimento. Consequentemente, atrairá clientes com a sua arte no café. 

Como aprender a fazer desenhos no café?

Algumas pessoas acabam tentando fazer esses desenhos em casa. Por tentativa e erro, quem é mais habilidoso, pode conseguir desenvolver alguns formatos. Entretanto, se você quiser se profissionalizar precisa procurar cursos sobre as técnicas de Latte Art.

Por falar em cursos, se você não é profissional da área e quer aprender mais sobre café, aproveite e conheça os principais cursos ligados ao mundo do café