Café em grãos: saiba a forma correta de moer e preparar seu delicioso café

Quando você for comprar o seu café favorito, provavelmente, vai ter a possibilidade de adquirir o café em grãos, ou seja, sem moer. Isso é interessante porque permite que você triture um pó mais fino, para coar e, no mesmo pacote, tenha como obter um pó mais grosso, adequado para máquina de expresso, por exemplo.

cafe-em-graos-saiba-a-forma-correta-de-moer-seu-cafe

Além disso, se bem armazenado e moído na hora o café em grãos acaba preservando mais o aroma e o sabor. Mas claro que, quanto mais recente tiver sido a torra, melhor, pois o aroma e o sabor estarão ainda mais preservados. 

Seja qual for o motivo de você ter optado pelo café em grãos, é fato que antes de fazer a sua bebida, terá que moer. Há algumas alternativas para isso. Confira e veja dicas. 

Moedor manual para café em grãos

Se você quiser ter um moedor em casa, o mais econômico será o moedor manual. Ele é pequeno, mas tem lâminas bem afiadas, que cumprem o que prometem. Além disso, tem dois tipos de peneiras, o que permite que a pessoa ajuste para ter um pó mais fino, para coar, ou na gramatura adequada para fazer o café expresso. 

Ele é barato e é facilmente adquirido online. O funcionamento é simples. No moedor bem limpo e seco, o usuário coloca o café em grãos na parte superior. Fecha a tampa e gira uma manivela. Com isso, as lâminas vão se movendo e triturando as sementes. Conforme a moagem for ficando mais fina, vai passando pela peneira e caindo na parte debaixo do moedor.; quando a pessoa tiver moído uma quantidade suficiente, abre o recipiente e usa o pó de café, moído na hora.

*Válido para uma única compra por cliente | desconto não aplicável para o frete

Moedor elétrico

O preço desse moedor é muito mais alto do que o anterior, chegando a ser seis vezes maior ou mais. No entanto, mesmo assim, ele é acessível e a vantagem de ser mais prático. O funcionamento dele é muito semelhante ao manual. O que muda é que a pessoa não precisa ficar girando a manivela. Basta apertar um botão que o moedor tritura todas as sementes de café,.

Essa é uma boa escolha para quem pode gastar um pouquinho mais e não quer perder tempo girando a manivela de um moedor. A moagem é rápida e eficiente. É possível encontrar o moedor elétrico para tomadas 110 e 22V. 

Dicas para quem não tem moedor

Se você comprou grãos de café mas não tem um moedor, poderá usar, excepcionalmente, o seu liquidificador ou mixer para triturá-los. O problema, nesse caso, é que terá um pó muito desigual e isso poderá interferir, negativamente, no sabor da sua bebida. 

Para resolver isso, você pode passar o café moído por uma peneira, para que possa usar apenas o pó mais fino e volte a moer o restante, até que a moagem fique melhor. Vale ressaltar que o liquidificador precisa ser potente, para aguentar o trabalho. 

Gostou? Então aproveite e aprenda a descalcificar e higienizar sua cafeteira da maneira correta!