Entenda como funciona a produção e colheita do café

Muitos brasileiros não ficam sem o saboroso cafezinho pela manhã, mas poucos sabem como funciona a produção e a colheita do café, ou seja, qual é o processo percorrido para ele poder chegar às mesas dos brasileiros. Você conhece?

entenda-como-funciona-a-producao-e-colheita-do-cafe

Para ajudar você a conhecer um pouco mais da sua bebida favorita, nós separamos alguns passos importantes que essa semana passa, até chegar à sua casa. Confira e conheça mais sobre a produção e colheita do café! 

A produção de café começa pelo plantio 

Tudo começa na hora de plantar o café. A área deve ser adequada, plana ou levemente ondulada, em uma região na qual a declividade não seja maior que 18%. Depois disso, deve ser feito o preparo da terra, que pode ser mecanizada, como é o mais comum, principalmente em grandes plantações, ou manual. 

O solo precisa ser arado à profundidade de 20 a 30 cm. Posteriormente, é feito o plantio do café. O espaçamento entre uma muda e outra varia de acordo com o cultivar, tipo de solo, entre outros. 

O plantio é feito em período chuvoso e, ao redor da muda, é indicado o uso de cobertura morta. Isso ajuda a manter a umidade e a diminuir a brotação de ervas daninhas. 

*Válido para uma única compra por cliente | desconto não aplicável para o frete

Florada do café

O café que a gente bebe é uma semente e o fruto é quem protege essa semente. E quem dá origem ao fruto é a flor. Por isso, a florada é importante, pois se ela for intensa, a chance da produção ser boa é grande.  

A florada do café acontece, principalmente, na primavera Dependendo do caso, pode ser que ocorra mais de uma florada. Mas isso varia de acordo com o cultivar, clima, entre outros. 

Colheita 

A colheita do café acontece no período da seca que, comumente, ocorre entre março e setembro. Para saber se está na hora de fazer esse processo, o produtor observa a cor da casca do fruto que muda de verde para vermelho ou amarelo, dependendo da variedade.

Processamento  

Uma vez que o fruto tenha sido, é feita uma separação. Afinal, nem todos amadurecem ao mesmo tempo. Então é comum que alguns estejam verdes, outros maduros e no ponto certo, e outros já tenham passado da hora de colher. 

Depois disso, o fruto é descascado e despolpado ou lavado. Nessa etapa também são retiradas pedras e folhas que, por ventura, tenham caído junto aos frutos na hora da colheita. 

Na sequência, os grãos são testados para que possam ser classificados de acordo com a qualidade.  

Torrefação 

Antes de ser embalado e vendido para o consumidor, o café ainda passa pela etapa de torrefação. Ela precisa ser muito bem feita para que a sua bebida fique com o melhor sabor e aroma possíveis! 

Em suma, a semente “crua” é torrada, ficando seca e se tornando pronta para a moagem. A torrefação é feita em mais ou menos 15 minutos, entre uma temperatura que varia entre 180°C  a 240°C.

Depois de ler tudo isso você ficou com vontade de beber café? Então veja dicas de como fazer café na prensa francesa.