5 erros que todo mundo comete na hora de preparar seu café

Como você costuma preparar o seu café? É comum que cada pessoa prefira a bebida de uma maneira. Alguns, não dispensam o coador de pano, enquanto outros preferem o filtro de papel descartável.

Há também quem não fique sem o café expresso e, nesse caso, ainda pode escolher entre as máquinas que aceitam a colocação de pó e as que trabalham com cápsula. Tudo isso aliado a uma variedade incrível de tipos e torras de café.

Mas em meio a essa variedade toda, também há alguns erros que são frequentemente realizados. E isso acaba afetando a qualidade da bebida. Por isso, é importante evitá-los na hora de preparar o seu café. Veja quais são eles! 

O que não fazer na hora de preparar o seu café?

Usar água da torneira

Por mais que o serviço de tratamento da água da região na qual você mora seja bom, a água da torneira não é a mais indicada para preparar o seu café. Isso porque ela tem bastante cloro, que vai alterar o sabor da bebida. Sendo assim, opte, sempre que possível, por água filtrada ou mineral. 

Água fervendo

Claro que a água para preparar o seu café deve ser potável e filtrada. No entanto, é preciso ter muito cuidado na hora de esquentá-la! 

É que muita gente pensa que antes de passar o café é preciso deixar a água ferver. No entanto, na verdade, isso é um erro. Quando a água usada está em temperatura de fervura, ela altera o sabor e a acidez do café. 

Mas como fazer então? Bom, se você usar água da torneira para passar o café, precisa filtrar ou ferver antes. Claro que o mais fácil é ferver, não é? Então ferva e deixe a água esfriar por um minuto. Só depois passe o café. Já se for usar água mineral ou filtrada, desligue o fogo antes da ebulição. A temperatura ideal é entre 92°C e 96°C.

*Válido para uma única compra por cliente | desconto não aplicável para o frete

Reaproveitar o pó

Na tentativa de economizar, algumas pessoas reutilizam o mesmo pó usado no dia anterior, acrescentam meia colher de pó novo e passam o café. Esse é um grande erro. 

O problema é que uma vez usado, o pó não deve ser reutilizado para o preparo da bebida. Afinal, as propriedades, o melhor do sabor e o aroma já ficaram na primeira vez que você fez café. Assim, na hora de preparar  seu café use sempre pó novo e de qualidade. 

Aquecer café

Outro erro frequente é, ao invés de passar um novo café, apenas esquentá-lo. Se você nunca fez isso, provavelmente até está estranhando essa possibilidade, não é? Mas saiba que essa prática é muito comum.

Várias pessoas, quando sobra café pela manhã e querem beber café à tarde, aquecem a bebida pronta. Isso faz com que o sabor mude completamente e fique desagradável. Café bom é café fresquinho! 

Grau de moagem errado:

Por fim, é preciso ter cuidado com a granulometria, pois enquanto alguns tipos de café são mais finos, outros são mais grossos. Por exemplo, na prensa francesa é utilizado a moagem grossa.

Gostou das dicas? Então fique atento para não cometer esses erros ao preparar o seu café. Aproveite e veja dicas de como armazenar o pó de café corretamente