Cafeteira italiana: saiba como preparar seu delicioso café

Você conhece a cafeteira italiana? Ela pode ser encontrada elétrica, ou daquelas que são colocadas no fogareiro do fogão. Seja qual for o estilo da sua, saiba que esse tipo de cafeteira faz uma bebida deliciosa e encorpada.

cafeteira-italiana-saiba-como-preparar-seu-delicioso-cafe

Ao mesmo tempo, a maneira de usá-la é um pouquinho diferente das demais. Por isso, é comum que quando a pessoa compra a cafeteira italiana pela primeira vez, ela tenha várias dúvidas sobre o uso, onde colocar o pó e até como limpar.

Você também tem essas dúvidas? Então veja como preparar um delicioso café nesta cafeteira! 

Conheça a cafeteira italiana

Como o nome sugere, a cafeteira italiana surgiu na Itália e foi criada pelo engenheiro Alfonso Bialetti em 1933. E o mais interessante é que, de lá para cá, embora essa maneira de preparar café tenha se expandido pelo mundo todo, o design básico segue o mesmo da sua criação. 

Em suma, a cafeteira italiana é composta de três partes. No inferior é colocada a água. No funil com peneira é colocado o pó e na parte superior, que é chamada de coletor, fica o café pronto. Quase sempre, o material escolhido para fazer a cafeteira italiana é o alumínio, por ser um bom condutor de calor. 

O funcionamento dela é simples. Conforme a água é aquecida embaixo, ela sobe, passa pelo pó do café que fica no funil e vai para o coletor. Pronto, o café já pode ser servido. Sendo assim, a cafeteira italiana oferece alguns benefícios, quando comparada às demais. São eles:

  • É durável;
  • Evita gastos com filtro;
  • O único resíduo deixado é o do pó de café, visto que o funil com a peneira é permanente;
  • Pode ter as peças substituídas, caso alguma delas sofra danos com o tempo;
  • Faz café rapidamente;
  • É econômica;
  • É fácil de lavar. 

Como fazer o café na cafeteira Moka?

Preparar o café na cafeteira italiana é fácil. Para isso, é só colocar água no terceiro compartimento, que fica perto do fogareiro do fogão. Há uma marca nela, que indica o volume máximo de água que pode ser colocado.

Feito isso, encaixe o funil, coloque o pó no funil e pressione, levemente, com as costas da colher. Se quiser um café forte, coloque pó até a borda. Já se preferir um mais fraco diminua a quantidade de pó de café.

Na sequência, coloque o coletor e rosqueie, até ficar bem fechado. Isso é importante para que quando a água esquentar ela faça pressão e passe pelo café, caindo no coletor.

Com a cafeteira fechada, coloque-a no fogo baixo ou médio. Agora é só esperar, logo você ouvirá o som do café caindo no coletor. Quando ele estiver pronto, desligue o fogo e sirva a bebida! 

Como limpar a cafeteira? 

Depois de beber o café, basta desrosquear a cafeteira e descartar o pó em sua composteira ou no lixo. Na sequência, lave com detergente neutro e esponja. Enxágue bem e deixe a água escorrer bem, antes de rosquear para guardar. Pronto, a sua cafeteira italiana está limpa e pronta para ser usada novamente! 

Embora a moka faça um café encorpado e delicioso, há outros tipos de cafeteira que também são interessantes. Conheça a cafeteira francesa e veja como usá-la!