Como neutralizar a acidez do café?

O café está muito ou pouco ácido para o seu paladar? Então saiba que é possível alterar ou até neutralizar a acidez do café. E conhecer isso acaba sendo muito importante, pois pode haver uma grande variação do pH da bebida. Afinal, a região de cultivo, a torrefação e até a moagem influenciam.

como-neutralizar-a-acidez-do-cafe

Mas claro que o ideal é que haja um equilíbrio. Afinal, a acidez do café está relacionada à vivacidade, doçura e aos toques frutados da bebida. Saiba mais sobre o que deixa um café mais ou menos ácido e veja como neutralizar a acidez do café! 

O que influencia na acidez do café? 

Por que o café é mais ou menos ácido? Embora a acidez do café seja algo natural, alguns fatores influenciam. Conheça os principais. 

Local do cultivo

As características do café mudam muito de acordo com o local no qual o pé foi plantado. E isso vale também para o grau de acidez, que é muito influenciado pela temperatura da região.

Locais mais frios tendem a ter um crescimento da planta mais lento, o que resulta em café mais ácido. Assim, se o café que você comprou, vem de uma região montanhosa, é bem provável que ele seja mais ácido.

É por isso que o local da plantação deve ser sempre observado. O mais indicado é que ela seja feita em até 800 metros acima do nível do mar. 

Banner Blog10
*Válido para uma única compra por cliente | desconto não aplicável para o frete

Torrefação

A hora da torra também é muito importante, pois dependendo de como for feita, ela pode alterar os mais de 30 ácidos presentes no grão. Em suma, quanto maior a temperatura na hora da torrefação, mais quebra dos ácidos e menor a quantidade de ácidos que permanece. 

Sendo assim, uma torra clara tende a ser mais ácida do que a torra média ou escura do mesmo tipo de grão. A média é considerada a mais equilibrada. 

Moagem

A moagem vai influenciar diretamente na bebida. Quanto mais fino o pó de café, mais contato a água tem com as partículas e, consequentemente, mais longo é o tempo de extração. 

Com isso, a absorção dos ácidos acaba sendo maior, ou seja, quanto mais fina a moagem, mas o ácido do café é extraído durante o preparo da bebida. Já a moagem mais grossa, com menos tempo de extração, tende a oferecer uma bebida menos ácida. 

Como mudar a acidez do café?

Caso você goste mais do café mais ácido, invista em cafés de altitudes elevadas, prefira as torras claras e aumente a temperatura na hora de passar o café. 

Já se você prefere um café com menos acidez, opte pela água um pouco menos quente e por pó de torragem média. 

Enfim, para neutralizar a acidez do café opte por água fria, torra média a escura e por grãos cultivados em baixas altitudes. Outra dica importante é preferir sempre o café arábica, pois ele tende a ser menos ácido do que o robusto. 

Gostou das dicas? Seja qual for o seu tipo de café favorito, saiba que ele pode ser feito na cafeteira italiana. Veja como!