Quais são as vitaminas encontradas no café?

Desde muito tempo atrás, o café tem sido associado a uma série de benefícios, promovendo o bem-estar do corpo e da mente. No entanto, você sabe quais são as principais vitaminas encontradas no café, responsáveis pelo sucesso da bebida?

No post de hoje vamos apresentar alguns nutrientes presentes no grão e explicar como eles agem melhorando a produtividade e, até mesmo, prevenindo doenças em quem o consome moderadamente.

Confira!

O que a Ciência diz sobre o café?

De acordo com estudos científicos realizados ao redor do mundo, o café possui uma quantidade razoável de vitaminas e minerais. Além disso, a bebida também é considerada uma das maiores fontes de antioxidantes.

Porém, é preciso ressaltar que algumas evidências obtidas em pesquisas não são fortes o suficiente para serem tidas como “comprovação científica”. Até porque, em muitos casos, os estudos são de natureza meramente observacional.

Isso significa que determinadas associações podem ser feitas, mas que não é possível provar que o café causou esse ou aquele benefício.

Quais são as vitaminas e os nutrientes presentes no café?

Segundo especialistas, as vitaminas encontradas no café, junto com outros nutrientes, dão energia ao organismo, uma vez que a bebida é rica, por exemplo, em fósforo.

Também estão presentes no grão as vitaminas do complexo B, responsáveis por permitir que o sistema nervoso tenha mais equilíbrio.

Ainda são encontrados vários tipos de ácidos orgânicos, com funções antioxidantes, os quais protegem o organismo contra diversas doenças.

Resumidamente, uma xícara de café contém:

  • 6% da RDA (ingestão dietética recomendada) para ácido pantotênico (vitamina B5);
  • 11% da RDA para riboflavina (vitamina B2);
  • 2% da RDA para niacina (vitamina B3) e tiamina (vitamina B1);
  • 3% da RDA para potássio e manganês.

Conheça outros benefícios relevantes da bebida

Diante das vitaminas encontradas no café, não é à toa que o consumo da bebida está relacionado à prevenção de muitas doenças.

O diabetes tipo 2, por exemplo, está associado ao estilo de vida, tendo um aumento de 10 vezes nas últimas décadas.

A doença é caracterizada pelos elevados níveis de glicose no sangue devido à resistência à insulina ou à incapacidade de produzir a substância.

Nesse sentido, o café parece estar relacionado a um menor risco deste tipo de diabetes. Pessoas que consomem a bebida apresentam, em alguns casos, de 23% a 67% menos chances de sofrer do problema.

Além disso, estudos prospectivos mostram que o café reduz em até 60% o risco de Alzheimer e demência e de 32% a 60% as chances de desenvolver Parkinson.

Como melhorar sua experiência com o café?

Uma maneira de garantir os potenciais benefícios do café para a saúde é evitando seu consumo com açúcar. Isso porque, os carboidratos cristalizados comestíveis estão relacionados a uma série de malefícios.

Em adição, o café atua como um inibidor da adenosina, uma substância responsável pelo sono. Logo, a cafeína estimula a adrenalina, favorecendo o estado de alerta, com mais foco e concentração.

Porém, pelo mesmo motivo, a bebida tende a afetar o sono e, por isso, não deve ser ingerida depois das duas horas da tarde.

Para terminar, é fundamental escolher uma marca de qualidade, capaz de produzir o café a partir de técnicas modernas e de alto padrão.

Conheça o Café Fazenda Aliança e desfrute de um sabor inigualável!