Quais são os 5 principais países produtores de café do mundo?

Você já parou para pensar sobre quais são os principais países produtores de café do mundo? A bebida, uma das mais populares e apreciadas da história, é um produto que faz sucesso em muitos lugares diferentes!

Não à toa, hoje, vários países se destacam por produzir os grãos em grande quantidade e cada um deles contribui com suas particularidades para a diversidade do nosso cafezinho favorito.

A seguir, você confere os 5 países considerados principais produtores da bebida!

1. Brasil

Liderando como o maior produtor mundial de café do mundo, o Brasil possui condições climáticas ideais e vastas áreas de terras férteis, o que impulsiona uma produção expressiva.

Os brasileiros cultivam principalmente o café arábica, famoso por ser suave a apresentar diversos perfis de sabor. Regiões como Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo são notáveis pelos grãos de alta qualidade que produzem.

Com uma cultura rica em torno da bebida, o Brasil é conhecido pelas fazendas históricas e festivais dedicados ao “cafezinho preto”.

Indiscutivelmente, o país é um protagonista da indústria cafeeira global!

2. Vietnã

Em segundo lugar na nossa lista, temos o Vietnã, impulsionado pelo cultivo maciço de café robusta. Com seu clima tropical, o país oferece condições favoráveis para esse tipo de grão, conhecido por seu alto teor de cafeína e sabor intenso.

A produção crescente do Vietnã teve um impacto significativo no mercado global, tornando-o um importante fornecedor de café de qualidade comercial.

Embora ainda seja mais conhecido por ser um dos maiores produtores de café em volume, o País tem buscado aprimorar suas práticas de cultivo para melhorar a qualidade dos grãos.

3. Colômbia

A Colômbia, por sua vez, é famosa por produzir café arábica de alta qualidade.

Cultivados em altitudes elevadas nas encostas dos Andes, os grãos colombianos são reconhecidos por suas notas frutadas e cítricas, com sabores complexos e aromas deliciosos!

A topografia montanhosa e o clima diversificado do país criam condições ideais para o cultivo de frutos ainda mais especiais.

Dessa maneira, a Colômbia também se destaca por suas cooperativas de agricultores dedicados, que promovem práticas sustentáveis ​​e apoiam o comércio justo. 

Além disso, o café é uma parte importante da cultura colombiana, com festivais e eventos celebrando a bebida em todo o país.

4. Indonésia

A Indonésia é conhecida por produzir um café inigualável!

Destacam-se no país duas regiões, a Sumatra — famosa pelo café arábica processado semi-lavado, que proporciona um sabor terroso com notas de ervas e especiarias — e a Java — conhecida por seus grãos robustos, geralmente usados para a produção de café solúvel.

O método de processamento úmido confere ao café indonésio características exclusivas, apreciadas por muitos amantes da bebida.

5. Honduras

Por último, Honduras emergiu como um dos principais produtores de café, especialmente arábica de alta qualidade.

Com investimentos em técnicas agrícolas, os cafés hondurenhos têm ganhado destaque em concursos internacionais, conquistando a atenção dos apreciadores de café mais exigentes.

Os grãos cultivados em altitudes elevadas oferecem sabores distintos, com notas de caramelo, nozes e frutas tropicais.

A cafeicultura tem um papel importante na economia hondurenha e contribui para o desenvolvimento social das comunidades rurais envolvidas na produção do café.

Café Fazenda Aliança | 1º Lugar em qualquer lugar do mundo

Localizada no Brasil, a Fazenda Aliança destaca-se por sua produção de café arábica de altíssima qualidade. Com um clima favorável e colheita cuidadosa, os grãos são selecionados manualmente para garantir a excelência.

Priorizando a sustentabilidade em todo seu processo, a marca investe na capacitação dos trabalhadores e no comércio justo com a comunidade.

A tradição e o cuidado empregados na produção fazem da bebida um representante exemplar da qualidade do café brasileiro!

Conheça o Café Fazenda Aliança e surpreenda-se!