Café aromatizado: saiba como são feitos
18 de agosto de 2022
Tempo de leitura: 2 minutos
Você já ouviu falar em café aromatizado? Embora a maioria dos amantes da bebida prefira o famoso cafezinho preto, há também quem goste de variar os sabores.
É por isso que é possível encontrar os famosos cafés aromatizados à venda em cafeterias e nas gôndolas do supermercado. Resumidamente, essas bebidas recebem uma essência a mais enquanto são fabricadas.
E embora isso seja feito já na hora de produzir o pó de café, ou seja, o café aromatizado é industrializado dessa maneira, também é viável aromatizar o café em casa. Veja como funciona a fabricação do café aromatizado e confira dicas para fazê-lo em casa!
O que é café aromatizado?
O café aromatizado nada mais é do que a bebida que você já conhece, com um toque a mais envolvendo um sabor variado, ou seja, é o café com uma essência adicionada. Esse tipo de mistura é feito tanto para oferecer mais variedades da bebida, quanto para agradar diferentes paladares.
Afinal, embora o café seja queridinho no Brasil, provavelmente você conhece alguém que não é fã desta bebida. Para esse público, o café aromatizado pode acabar sendo uma ótima opção.
Como é feito o café aromatizado?
É possível comprar o café aromatizado, pois o processo é comumente feito no setor industrial. Para isso, durante o momento da torra, os grãos de café recebem óleos essenciais ou essências que alteram o sabor e o aroma do produto.
Mas claro que, para que o sabor fique agradável e atrativo ao consumidor, é preciso que essa quantidade de ingredientes, que é adicionada ao café, seja bem avaliada. Afinal, se for pouco, pode passar despercebida por algumas pessoas. Já se for em grande quantidade, pode se sobrepor ao sabor do café e até ficar enjoativo.
Como fazer esse tipo de café em casa?
Embora o café aromatizado seja produzido na indústria, na hora de torrar o grão, em casa você também pode ousar e fazer o café aromatizado em casa. Isso pode ser feito de duas maneiras. Uma delas é misturar a substância já na hora que for moer os grãos de café.
Essa alternativa é interessante para quem costuma comprar o café torrado e colocar no moedor em casa. Mas se você compra o café em pó e ficou com vontade de ter um sabor diferente na sua bebida, também pode adicionar um item diferente na hora de coar o café.
Claro que, para isso, é preciso que o outro ingrediente também esteja em pó e seja misturado ao café. Chocolate e canela podem ser opções práticas para fazer um café aromatizado em casa. Mas também há mais opções como, por exemplo:
- baunilha;
- cardamomo;
- anis-estrelado, entre outros.
Enfim, você pode usar a criatividade para ter um café aromatizado em casa. Mas lembre-se sempre de não exagerar no outro sabor, para evitar que ele se sobressaia e “abafe” o gosto do seu cafezinho favorito!
Por fim, a última dica, caso você tenha esquecido de colocar outro sabor na hora de coar, é escolher algo que possa ser misturado na xícara de café. Chocolate em barra pode ser uma ótima escolha. O que acha?
Seja qual for a sua escolha, é preciso preparar o café corretamente. Veja erros comuns e evite cometê-los!
O Café Fazenda Aliança tem o compromisso de produzir e entregar nas xícaras de todos os nossos consumidores, um café de qualidade seja em grãos, moído ou os famosos cafés em cápsulas. Do plantio a colheita, o Café produzido na Fazenda Aliança conta com tecnologia de ponta para produzir aromas, torras e acidezes únicas, mantendo sempre o mesmo padrão que faz desde 1882 o nosso café, referência no ramo. Conheça nossa loja!
Artigo em destaque
Café e desempenho cognitivo: como a bebida aumenta a concentr...Publicado em: 26 de novembro de 2024
Categorias