Entenda como funciona a produção e colheita do café
Curiosidades Sobre Café, Novidades
17 de junho de 2022
Tempo de leitura: 3 minutos
Muitos brasileiros não ficam sem o saboroso cafezinho pela manhã, mas poucos sabem como funciona a produção e a colheita do café, ou seja, qual é o processo percorrido para ele poder chegar às mesas dos brasileiros. Você conhece?
Para ajudar você a conhecer um pouco mais da sua bebida favorita, nós separamos alguns passos importantes que essa semana passa, até chegar à sua casa. Confira e conheça mais sobre a produção e colheita do café!
A produção de café começa pelo plantio
Tudo começa na hora de plantar o café. A área deve ser adequada, plana ou levemente ondulada, em uma região na qual a declividade não seja maior que 18%. Depois disso, deve ser feito o preparo da terra, que pode ser mecanizada, como é o mais comum, principalmente em grandes plantações, ou manual.
O solo precisa ser arado à profundidade de 20 a 30 cm. Posteriormente, é feito o plantio do café. O espaçamento entre uma muda e outra varia de acordo com o cultivar, tipo de solo, entre outros.
O plantio é feito em período chuvoso e, ao redor da muda, é indicado o uso de cobertura morta. Isso ajuda a manter a umidade e a diminuir a brotação de ervas daninhas.
Florada do café
O café que a gente bebe é uma semente e o fruto é quem protege essa semente. E quem dá origem ao fruto é a flor. Por isso, a florada é importante, pois se ela for intensa, a chance da produção ser boa é grande.
A florada do café acontece, principalmente, na primavera Dependendo do caso, pode ser que ocorra mais de uma florada. Mas isso varia de acordo com o cultivar, clima, entre outros.
Colheita
A colheita do café acontece no período da seca que, comumente, ocorre entre março e setembro. Para saber se está na hora de fazer esse processo, o produtor observa a cor da casca do fruto que muda de verde para vermelho ou amarelo, dependendo da variedade.
Processamento
Uma vez que o fruto tenha sido, é feita uma separação. Afinal, nem todos amadurecem ao mesmo tempo. Então é comum que alguns estejam verdes, outros maduros e no ponto certo, e outros já tenham passado da hora de colher.
Depois disso, o fruto é descascado e despolpado ou lavado. Nessa etapa também são retiradas pedras e folhas que, por ventura, tenham caído junto aos frutos na hora da colheita.
Na sequência, os grãos são testados para que possam ser classificados de acordo com a qualidade.
Torrefação
Antes de ser embalado e vendido para o consumidor, o café ainda passa pela etapa de torrefação. Ela precisa ser muito bem feita para que a sua bebida fique com o melhor sabor e aroma possíveis!
Em suma, a semente “crua” é torrada, ficando seca e se tornando pronta para a moagem. A torrefação é feita em mais ou menos 15 minutos, entre uma temperatura que varia entre 180°C a 240°C.
Depois de ler tudo isso você ficou com vontade de beber café? Então veja dicas de como fazer café na prensa francesa.
O Café Fazenda Aliança tem o compromisso de produzir e entregar nas xícaras de todos os nossos consumidores, um café de qualidade seja em grãos, moído ou os famosos cafés em cápsulas. Do plantio a colheita, o Café produzido na Fazenda Aliança conta com tecnologia de ponta para produzir aromas, torras e acidezes únicas, mantendo sempre o mesmo padrão que faz desde 1882 o nosso café, referência no ramo. Conheça nossa loja!
Artigo em destaque
Café e desempenho cognitivo: como a bebida aumenta a concentr...Publicado em: 26 de novembro de 2024
Categorias