Garrafa térmica: conheça suas vantagens e desvantagens

A garrafa térmica é um acessório que está presente em boa parte das casas brasileiras e também de empresas e escritórios. Como consegue armazenar a bebida quente por várias horas, acaba sendo uma opção para servir chás e cafés ao longo do dia.

Embora muito útil, é preciso lembrar que há algumas desvantagens em usar uma garrafa térmica para deixar o café. Afinal, a bebida preparada vai sofrer alterações com o passar do tempo.

Confira as vantagens e desvantagens de usar a garrafa térmica em seu dia a dia! 

Vantagens oferecidas pela garrafa térmica

Por que o uso da garrafa térmica é tão comum? Veja os principais benefícios que ela oferece! 

Possibilidade de fazer uma grande quantidade de café

Quem não tem tempo de fazer café várias vezes ao dia e gosta de beber um golinho ao longo das horas, acaba tendo na garrafa térmica a solução. Como a bebida é mantida quente, a pessoa consegue fazer uma quantidade maior e degustar aos poucos.

*Válido para uma única compra por cliente | desconto não aplicável para o frete

Solução para empresas

O fato da garrafa térmica manter o café quentinho também é interessante para as empresas. Afinal, é sabido que muitos estabelecimentos comerciais gostam de servir um cafezinho aos clientes. Mas, ao mesmo tempo, não conseguem preparar um café novo sempre que uma pessoa vai ao escritório ou entra na loja, por exemplo.

Sendo assim, é comum que uma garrafa térmica com café fique disponível para os clientes. Seja na recepção, no cantinho da loja ou até na sala de espera de um consultório médico, o cafezinho costuma estar presente dentro de uma garrafa térmica. 

É prática

No dia a dia, o uso da garrafa térmica acaba sendo prático também. Afinal, além de fácil de ser manuseada, ela consegue atender a pessoas de diferentes idades. Mesmo um adolescente ou uma pessoa que não tenha prática na cozinha, consegue manuseá-la sem problemas. 

É acessível

Claro que se a pessoa quiser, consegue encontrar garrafas térmicas mais estilosas e requintadas, que custam milhares de reais. No entanto, também há vários modelos mais baratos e acessíveis. Isso faz com que esse item possa ser adquirido com mais facilidade, o que o torna ainda mais popular. 

Durabilidade

Quando bem cuidada, a garrafa térmica dura anos e mantém a sua eficiência. Claro que, para isso, ela não pode cair e precisa ser higienizada com frequência. Mas se isso for feito, a duração é longa. Assim, além de barata, ela é um item que a pessoa consegue utilizar por muitos e muitos anos. 

Desvantagens da garrafa térmica

Embora ela consiga manter a bebida quentinha por muito tempo, a garrafa térmica não consegue impedir que o café sofra a oxidação. Esse é um processo natural, que começa a acontecer depois de 20 minutos do seu preparo. Assim, quanto maior o tempo, maior a oxidação sofrida.

Se você for pensar que há pessoas que fazem café pela manhã e o bebe até a tarde, são muitas horas. Assim, a oxidação é intensa e é aí que mora o problema.

Nesse processo de oxidação, os óleos presentes no café e a própria cafeína são degradados. Isso vai alterar não apenas a constituição química da bebida, mas também o seu sabor e até o cheiro.

Sem contar que não é considerado saudável beber um café oxidado. Por isso, o indicado é descartar a bebida no máximo uma hora após pronta, ou seja, nada de preparar o café pela manhã e beber o dia todo! 

Outra desvantagem da garrafa térmica é a dificuldade de higienizar por dentro. Como é funda e estreita, a pessoa precisa de uma escovinha ou esponjinha apropriada para fazer a higienização correta.

Enfim, o melhor mesmo é preparar o café fresquinho. Veja dicas para não errar!