Certamente, você já ouviu falar que o café é uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo, não é mesmo? Porém, para garantir seu aroma e sabor, é fundamental se perguntar: afinal, como armazenar e conversar o café

Para responder a essa dúvida, no post de hoje, daremos 5 dicas que devem ser seguidas por quem deseja preservar as propriedades dos grãos e evitar que uma experiência prazerosa se transforme em decepção!

Acompanhe as próximas linhas deste conteúdo e saiba o que fazer e o que não fazer.

1. Escolha um recipiente adequado

Armazenar o café em um recipiente adequado é, sem dúvida, o primeiro passo para mantê-lo fresco e saboroso.

Por isso, opte por vasilhames herméticos e opacos. Eles ajudam a manter a luz, a umidade e o ar longe dos grãos, sendo fatores que podem comprometer sua qualidade.

Então, evite recipientes transparentes, pois o efeito é contrário e a luz pode oxidar o café, afetando seu sabor.

2. Mantenha em local fresco e seco

A segunda dica sobre como armazenar e conservar o café é mantê-lo em um local fresco e seco, longe de fontes de calor e umidade, tais como fogões, janelas ou pias.

Isso porque, a exposição ao calor e à umidade pode acelerar o processo de deterioração dos grãos, resultando em perda de sabor e aroma.

Sendo assim, o armário da cozinha é um ótimo local para guardar o conteúdo que dará origem à bebida, desde que não seja próximo ao fogão.

3. Evite a exposição ao ar

Também como citamos brevemente, o ar é um dos principais inimigos do café fresco. Quando ocorre a exposição ao ambiente, tem início a oxidação dos óleos essenciais presentes nos grãos, resultando na perda de sabor e aroma.

Logo, é essencial minimizar a exposição do café ao ar.

Portanto, certifique-se de fechar bem o recipiente após cada uso e evitar deixá-lo exposto desnecessariamente durante o processo de preparo.

4. Não reutilize embalagens antigas

Também é muito importante, para armazenar e conservar o café corretamente, evitar a reutilização de embalagens antigas de café, como latas ou pacotes de plástico.

Esses recipientes podem conter resíduos de óleos antigos e prejudicar a qualidade dos grãos recém-adquiridos. 

A melhor opção é investir em vasilhames herméticos e especialmente projetados para o armazenamento de café, que oferecem uma barreira mais eficiente contra o ar, a luz e a umidade.

5. Armazene pequenas quantidades

Por fim, é essencial saber que embora pareça econômico comprar café em abundância, isso pode afetar a qualidade da bebida a longo prazo.

O ideal é adquirir os grãos em quantidades menores e consumi-los em um período razoável, garantindo que estejam sempre frescos.

Dessa forma, você evita que o café fique exposto ao ar e à deterioração por um longo período.

Café Fazenda Aliança | A dica certa para o café perfeito!

Ao seguir todas as dicas que listamos, você estará no caminho certo para armazenar e conservar o café da maneira adequada, preservando seu sabor e aroma.

No entanto, é primordial escolher um produtor capaz de entregar a qualidade que sua bebida merece!

Desse modo, experimentar o Café Fazenda Aliança — que se destaca no mercado devido à experiência e comprometimento da marca com as características dos grãos — é a melhor alternativa!

Visite nosso site e conheça agora mesmo tudo o que a Fazenda Aliança tem a oferecer!