Cold Brew: conheça essa técnica de preparo do café

Preparar o café sem usar água quente? É nisso que consiste o preparo do chamado Cold Brew. Resumidamente, essa técnica de preparo da bebida queridinha dos brasileiros resulta em uma bebida saborosa, refrescante e leve, servida gelada.

cold-brew-conheca-essa-tecnica-de-preparo-do-cafe (1)No entanto, sem o uso de água quente o seu preparo é mais demorado. Sendo assim, não espere que o Cold Brew fique pronto em poucos minutos. O tempo de infusão é bem maior e requer um descanso que varia de 12 horas a 24 horas. 

Nesse período, o café fica na água e a fermentação é ativada. A extração acontece lentamente. Gostou? Veja como fazer! 

Diferenças do Cold Brew em relação ao café tradicional

Além da temperatura e do tempo de preparo, uma diferença importante do Cold Brew em relação ao café tradicional é o fato de que quando é usada a água quente, a os óleos do grão oxidam e são degradados mais rapidamente, visto que a liberação dos compostos químicos do café é rápida. Essa degradação leva a uma maior acidez e amargor. 

Por outro lado, quando o Cold Brew é feito com a água fria, não há a liberação dos óleos. Com isso, a degradação rápida também não acontece e a bebida fica mais adocicada e menos ácida. Ela também acaba tendo um teor menor de cafeína. 

Outra curiosidade é que o café preparado com água quente deve ser ingerido na hora, enquanto o Cold Brew pode ser guardado por até 10 dias, desde que seja mantido na geladeira.

Banner Cupom Desconto
*Válido para uma única compra por cliente | desconto não aplicável para o frete

Como fazer o Cold Brew?

Essa é uma bebida que pode ser degustada de diferentes maneiras, seja pura, bem gelada, ou com sucos e até em drinques. Embora existam equipamentos especiais para fazer esse tipo de bebida, como é o caso, por exemplo, do Toddy – Cold Brew, também é possível fazer o Cold Brew em casa, com utensílios do dia a dia. Veja como fazer.

Na jarra ou pote hermético 

Em uma jarra hermética, coloque 10 gramas de café moído grosso para cada 100 ml de água em temperatura ambiente, ou seja, se for fazer meio litro, por exemplo, você vai precisar de 50 gramas de pó de café. Caso prefira mais forte, diminua a quantidade de água ou aumente a de café. 

Para preparar é só colocar o pó de café acabado de moer e a água em uma jarra ou pote hermético. Misture bem e feche o recipiente. Deixe por 15 horas na geladeira.

Depois disso, coe e beba na sequência, com gelo, no leite, com suco ou da forma que preferir. Você pode manter o Cold Brew por até 10 dias na geladeira. 

Na prensa francesa

Se você tiver essa cafeteira em casa, também pode usá-la para preparar o Cold Brew. Para isso, coloque 10 gramas de café moído grosso para cada 100 ML de água, da mesma forma que faria para fazer o café quente, mas usando o café frio. Feche bem a cafeteira e deixe descansar por 12 horas. Depois disso, extraia a bebida e a conserve na geladeira, por até 10 dias. 

Gostou da alternativa? Você vai fazer o Cold Brew? Ou prefere um delicioso Latte Macchiato. Saiba como preparar!